<$BlogRSDUrl$>




  • 11.4.04

    Não tendo tempo para ler tudo o que interessa, tenho que ser selectivo com as minhas leituras. Mas depois de semanalmente a ver referida abundantemente nos blogues - como desta vez no Blasfémias - , decidi ler, desta vez, a coluna de Helena Matos.

    O artigo começa com uma análise que, embora não sendo original, tem bastantes indícios ao seu favor. A desmotivação, a efeminação (peço desculpa pelo termo que seguramente e com razão desagradaria a Helena Matos, mas é assim como o meu dicionário traduz "Verweichlichung") dos Europeus, depois de terem perdidos os seus impérios, e visto fracassar os seus grandes projectos ideológicos (fascismo e comunismo). Basta olhar a nossa volta para ver confirmada a análise de que muitos de nós se renderam a um desepero suave; instalados numa vida afinal de tudo (e ainda) bastante confortável, podemos permitir-nos não ter sonhos ou a energia de concretizá-los. E, já vivendo das nossas reservas, assumir um moralismo abstracto, ignorando displicentemente a nossa condição de parasita do sistema da qual - ainda - somos os beneficiados.

    Não gosto desta análise, mas compreendo que se possa fazé-la. Não é nova a ideia que nós, os Europeus, estámos na fase terminal da nossa civilização, da nossa cultura: demasiado ricos, preguiçosos, lúcidos mas impotentes, assistimos ao nosso declínio. Não era assim o fim do império romano? Do bicantino? (Uma coisa semelhante escreveu Oswald Spengler já nos anos 20 do século passado...)

    Estava preparado, depois do primeiro capítulo, de ouvir algumas ideias interessantes e eventualmente originais da "Kulturkritik". Mas o que veio a seguir, foi uma desilusão: Um misto de ideias avulsas e exemplos estapafúrdias (argumentos de defesa dum qualquer assasino que cometeu um crime passional, para ilustrar o declínio do sentido de responsabilidade dos Europeus!), o falhanço do projecto turísitico cultural do Vale de Foz Coa, a negação dos erros da descolonização portuguesa, a teologia da libertação (europeia?!), o perigo de deixar guerras (desculpa: intervenções militares) ao meio...

    É pena. Há aqui um tema sério: Como funciona a motivação colectiva para projectos de povos, da humanidade, tendo conhecimento dos resultados desastrosas que eles têm tido - na melhor das hipóteses - para os que não foram os seus autores (p.Ex. o imperialismo) e muitas vezes também para eles (fascismo, comunismo)?
    Que tenha levantada uma questão tão pertinente, para tentar convencer nos de que a resolvermos se acreditamos, sem hesitações, no projecto fresco, jóvem, vigoroso e prometedor da visionária administração americana.

    P.S.: Apesar de reconhecer que existe letargia entre os Europeus, não partilho com Helena Matos - obviamente - a difamação de todos os movimentos para um mundo melhor, que se exprimem por exemplo no Forum Social Mundial, como movimentos do Não.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License