<$BlogRSDUrl$>




  • 17.4.04
    .


    Este é um dos quadros do ciclo O declínio do Oriente de Cy Twombly. Os outros e um texto interessante (em alemão) sobre o tópico, a batalha naval de Lepanto, encontram-se aqui.
    O americano Twombly radicou-se há 50 anos na Itália (casou com uma contessa, creio eu...) e explora desde então com a sua pintura, que, se fosse texto, o que às vezes também é, se assemelha - mas só assemelha - à escrita automática, o património mitológico do ocidente. O que torna a sua arte - emergindo do expressionismo abstracto - radicalmente subjectiva tão fascinante é que frequentemente ela não é completamente abstracta e o seu objecto então manifestamente colectivo. Como neste caso.
    _____________

    A batalha naval de Lepanto (1571):
    "[...] conta como o acontecimento mais sangrento de toda a história maritima mundial. Ao meio-dia enfrentam-se no golfo de Coríntia 260 navios turcos e 211 navios cristãs. Quando, no fim da tarde, uma trovoada termina o massacre, só 40 galeras osmanas fugiram, 94 deram a costa e lá foram queimadas. Segundo uma fonte - há outras - os cristãos só capturaram 3846 Turcos. 26144 homens que lutaram sob a bandeira da meia-lua ou foram obrigados de remar as suas galeras como escravos, foram mortos."

    (Ekhart Berckenhagen: Lepanto 7.10.1571 - Blutigster Tag globaler Marinehistrie, Deutsches Schiffahrtsarchiv, Bd.19, Bremerhaven 1999)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License