<$BlogRSDUrl$>




  • 29.2.04
    Pedagogia Negra

    Nunca vou perceber porque uma pessoa se lembra com orgulho e gratidão das tareias que levou dos seus pais. Se lembra assim da dor, do medo e da humilhação, da agressão a integridade física e mais ainda à integridade psícica da criança que era.
    Sei que ela a acha bem porque foi em nome da educação. Uma educação que, não confiando na força da razão e das motivações naturais de fazer bem, recorre à criação de reflexos condicionados.
    Mas o sucesso deste adestramento cria pessoas com a sua autonomia e liberdade limitadas por exactamente estes reflexos, ou seja incapacitadas de exercer plena- e desimpedidamente aquilo que é o núcleo da dignidade humana: A livre escolha dos seus actos, baseada na responsabilidade e razão.

    Depois a pessoa repete a mesma castração de que foi vítima nos seus filhos. É isso que o meu pai (que me deu uns estalos, as raras vezes quando se passou, mas que nunca - o que é completamente diferente - me deu tareia como castigo) chama o verdadeiro pecado original.

    Porque as agressões sofridas criam agressividade que procura uma saída. E o que está mais a mão como racionalização do que o "necessário" castigo do filho?

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License