<$BlogRSDUrl$>




  • 9.2.04
    "Arquitectura é uma oferta do arquitecto à sociedade."
    (Joachim Ganz)

    O Lourenço do Projecto está desiludido comigo. Com alguma razão, porque o texto que deixei na caixa dos comentários, é de facto, demasiado sintético e por isso equívoco:

    A pergunta devia ser: Why so many good left-wing architects?
    E a resposta: Pessoas da direita não acreditam em causas públicas e querem, antes de mais, ganhar dinheiro.


    Vou então reformular:
    Quanto sei e vi, pessoas da direita, ou seja pessoas que acreditam abrangentemente na lógica do mercado, não acham que devem, no exercício da sua profissão, perseguir um objectivo transcendente ou diverso ao qual para que são pagos.
    Um bom arquitecto procura, para além de servir ao cliente, ao bem público. E por nenhuma outra razão a não ser aquela de fazer o seu trabalho tão bem como possível. Mas esse "tão bem como possível" ultrapassa em muito o o que é, do ponto de vista duma gestão económica, racional e justificável. Se eu fosse gerente de um gabinete de arquitectura e tivesse como objectivo, como é normal em qualquer outro ramo de serviços, de maximizar o lucro ao longo prazo (o que já inclui a garantia da qualidade do produto, da imágem e da sustentabilidade da empresa), teria que impedir aos meus arquitectos de fazer o trabalho que leva o mero projecto à arquitectura.
    Isso não tem nada a ver com lirismo, ou com desinteresse pelo dinheiro (à sério, que venha o dinheiro!), tem a ver só com prioridades. E a prioridade de um bom arquitecto é fazer boa arquitectura. Agora estou convicto que boa arquitectura tem, inevitávelmente objectivos que ultrapassam os do cliente, e que se subsumam numa causa pública.

    E a experiência na própria pele, que a lógica do mercado, do livre jogo das forças económicas, não leva a boa arquitectura, faz com que os arquitectos tendem para a esquerda.

    Uma última nota: Não estou a marchar contra o sistema. Só sei que a produção de projectos puramente dentro da lógica do mercado normalmente não leva a arquitectura, mas a obras como o excelente - no sentido de cumprimento dos objectivos do cliente - Centro Comercial do Colombo.

    Etiquetas:

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License