<$BlogRSDUrl$>




  • 16.2.04
    "Cuidado com as imitações!"
    (Só com elas?)

    Onde é que eu li que a psicoanálise não é uma ciência, mas uma narrativa mitológica com formato de poder competir com as grandes religiões?
    Parece-me de haver aqui uma situação de evidente concorrência: Não é só a psicoanálise que exige uma vida inteira ao "doente" para lutar com o seu problema de culpa.
    Que ela é um furo comercial, não nego. Mas também nisto não está só.

    Relativamente às doenças psícicas dos tempos modernos, não tenho dúvida que existiram ou tiveram os seus equivalentes em todas as épocas. Não é preciso mais do que um olhar superficial a história humana, para descobrir que tudo já lá estava, desde sempre: histeria, paranoia, sindroma maniaco-depressivo, depressão, psicose, até a anorexia, e para aí fora. As denominações eram outras, os "tratamentos" eram outras, mas basta ler os relatos nomeadamente do dia-a-dia dos conventos, para saber isto.
    É verdade, lá fora, na luta pura e dura pela sobrevivência, possívelmente não se chegava a morrer de anorexia. Morria-se da fome saudável, já antes.

    Não tenho aqui nenhuma ambição de defender a psicoanálise.
    E com toda a compreensão pela falta de pachorra com a moda de sofrimento psícico, gostaria de lembrar só ao Vincent e ao Tiago, que essas doênças ridículas são - com ou sem psicoanálise, com ou sem ajuda da igreja - frequentemente mortais.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License