<$BlogRSDUrl$>




  • 25.2.04
    Antisemitismo velado?

    Já aqui disse, e mantenho, que não acho estar na posição certa para me meter em debates sobre a questão Israel/Palestina. Mas não posso, pela mesma razão que me obriga a contenção nesta matéria, ignorar a questão do antisemitismo. Daí a minha pergunta:
    Confesso que não identifiquei o antisemitismo velado que o CAA detectou no artigo de Vital Moreira. Será que sou também antisemita, sem o saber? Ou só ingénuo? Gostava muito de ouvir a opinião da Rua da Judiaria. O Aviz já se pronunciou sobre isto.
    Porque também eu achei e acho, que é preciso distinguir entre a condenação da política do governo israelita e o antisemitismo.
    Bem, confesso que me deve ter escapado aqui alguma coisa. Porque isso decerto nem o CAA quer por em causa... O límite para mim e, leio, para Vital Moreira é, quando se começa a por, explicita- ou implicitamente, em causa o direito a existência do estado de Israel.

    Há com certeza ocasiões em que convém clarificar os campos no combate político. (Embora eu pessoalmente, talvez por defeito meu, não estou muito dado a arrumar-me num ou noutro.) Mas identificar a questão Israel/Palestina com a do antisemitismo parece-me uma coisa absolutamente desastrada. Para quem quer lutar conta o antisemitismo, e contra outras agressões aos direitos humanos também.

    Etiquetas: ,

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License