<$BlogRSDUrl$>




  • 23.1.04
    A Verdade

    Leio desde que os descobri, há algum tempo, com muito interesse alguns blogues cristãos.

    Os irmãos Bengelsdorff e o Guia dos Perplexos debatem no momento a questão, se é - ou não - possível a descoberta da Verdade.

    Concordo com o Vincent que é possível alcançá-la, aliás, estou mais do que convicto que isso é possível, mas estou também bastante convencido de que é impossivel segurá-la. E que o pior que se faz a sí e aos outros, é ceder a tentação de agarrá la. Porque nas nossas mãos, nas nossas garras, a Verdade transforma-se primeiro numa coisa morta e depois numa coisa diabólica. As vítimas dos autos-da-fé sabem-no.

    É preciso saber largá-la.

    E só agora é preciso a fé. Para quê necessitaria, quem tem a Verdade, a fé? A fé é a força de acreditar, quando ainda ou já não a tenho, que ela não foi uma ilusão e que ainda ali anda, e - ocasionalmente - voltará para mim.
    ________

    (Quando me meto neste debate, sinto-me um pouco como um intruso, pelo facto de não ser cristão. E também um bocadinho mal pelo facto de desrespeitar os conselhos de Juan de la Cruz: ver o post no QeP do 14.12.03).

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License