<$BlogRSDUrl$>




  • 22.1.04
    Também quero ser um puto

    Àlguns intriga a hora em que eles escrevem, a mim intriga-me mais a idade dos bloggers a minha volta. Isto é, já não me intriga tanto, porque com o tempo já percebi que a maioria deve ter trinta-e-poucos anos, ou seja, ser claramente mais novo do que eu.

    Isto não se nota de igual forma em todos. E não tem importância igual em todos os casos. Há uns, aonde sinto que não faria muita diferênça se tivessem mais ou menos, digamos, quinze anos. Há outros, em que isso faria muita.
    Nem sempre directamente relacionado com a (suposta) idade das pessoas, mas também não indiferente para isto é uma outra questão: quem trataria, na vida real, após um segundo ou terceiro encontro, por tu.

    Há aqui candidatos claros para isso, que já assim trato (para mim), quando leio os blogues deles, e outros não. Não é uma questão de simpatia, nem de afinidade intelectual ou de concordância ideológica. Deve ter de haver com uma maneira de estar.

    Eu, por exemplo, vejo-me sempre como uma pessoa a tratar por tu, mas faço a experiência que estou cada vez mais enganado.
    Os meus colegas mais novos tratam-me por você, ou pior, por "o Lutz", não interessa quanto insisto em tratá-los da minha parte, por tu.
    Essa insistência é, porventura, bastante suspeita. Estando cada vez mais com pessoas mais novas que eu (porquê será?) tenho feito algum esforço para manter-me à altura (?) deles. Segundo Max Frisch o mais claro indício da pré-senilidade. Interessa-me, por exemplo, o que os meus colegas mais novos ouvem de música. E fico contente quando descubro que gosto genuinamente de grupos que já não são do meu tempo. (Como Nirvana, Smashing Pumpkins, Blur, até Red Hot Chili Peppers e Limp Bizkit.)

    Isto tudo veio a propósito de eu sentir que tenho no blogue - para o meu gosto - demasiadas vezes uma cortesia, que não acho natural em mim, um formalismo a falar que não é meu, e descubro-me a usar frases feitas de cerimónia, que me sempre eram um horror...

    Será que é só insegurança linguística do imigrante, ou serão os tais indícios da pré-aquelacoisa que acima referi?

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License