<$BlogRSDUrl$>




  • 10.1.04
    "Experimento histórias como roupas!"

    [...]

    Um homem fez uma experiência, agora procura a história para ela - não se pode viver com uma experiência, que fica sem história, parece, e às vezes imagino que um outro tem exactamente a história da minha experiência...

    [...]

    Uma outra vida -?
    Imagino:
    Um homem tem um acidente, por exemplo de viação, cortes na cara, não há perigo de vida, mas o perigo que perde a sua vista. Ele sabe isso. Ele fica acamado no hospital com os olhos vendados por muito tempo. Ele pode falar. Ele pode ouvir: Passaros no jardim à frente da janela aberta, às vezes aviões, depois vozes no quarto, silêncio da noite, chuva no amanhecer. Ele pode cheirar: Compota de maçã, flores, higiene. Ele pode pensar o que quer, e ele pensa... Uma manhã tiram-lhe a venda, e ele vê que vê, mas fica calado; não diz que vê, nunca e a ninguém.
    Imagino:
    A sua vida em diante, como representa o cego também entre quatro olhos, a suas relações com pessoas que não sabem que ele os vê, as suas possibilidades sociais, suas possibilidades profissionais em consequência de que nunca diz o que vê, uma vida como um jogo, a sua liberdade alimentado por um segredo etc.
    O seu nome seja Gantenbein.

    [...]

    (em Max Frisch: Mein Name sei Gantenbein ; english: Gantenbein)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License