<$BlogRSDUrl$>




  • 26.1.04
    Aditamento ao "Daltonismo"

    Na ocasião das especulações sobre a incompreensivel maldade humana que se manifestou na shoah (nos meus posts "Nós e os Outros", "Daltonismo", "Obediência..." e "SJ e SS" do 13.12.-16.12.03) era inevitável lembrar-me da Hannah Arendt e das suas considerações sobre a Banalidade do Mal.
    Na altura achei foleiro citar quem não tinha lido e muito menos estudado. Situação que se alterou, desde então, em seis semanas, só um pouco. Mas que chega para acrescentar àqueles posts estas citações que li numa Introdução a Filósofa*.

    "O maior dos males cometidos e tal que foi cometido por Ninguém; certamente cometido por homens, mas por uns que se recusaram ser pessoas."
    (Hannah Arendt)

    "A linguagem burocrática é a minha única linguagem."
    (Adolf Eichmann)

    "Embora os juizes [do Processo Eichmann, LB] tinham razão, quando disseram ao arquido na leitura do veredicto, que tudo que ele apresentou tinha sido 'conversa vazia', eles acreditaram - sem razão - que este vazio tinha sido fingido e que o arguido desejava esconder por detrás dele pensamentos, que seriam, embora atrozes, mas não vazios."
    (Hannah Arendt)

    * Ingeborg Nordmann: Hannah Arendt
    Frankfurt a.M. / New York 1994
    _________________

    Mas a fotografia não postei por essas citações. Entretanto fascinaram me outras coisas na sua leitura, que ficam para um outro post...

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License