<$BlogRSDUrl$>




  • 4.12.03
    Samarra

    "Conheço" Samarra desde há muitos anos. Aquela mesquita e o minaret são uma das grandes referências da arquitectura mundial. Mas só agora, pela primeira vez, realizei que Samarra não é só um lugar de arquitectura; hoje é tambem, como diria este simpático general na televisão, "um teatro da guerra".
    Pela primeira vez pensei nas pessoas que lá vivem.
    É curioso como sou selectivo nos aspectos que aceito ver num lugar: Quantos livros e filmes sobre monumentos de civilizações passadas, sobre a vida selvágem, a natureza, o montanhismo etc. já vi, sem me uma única vez interrogar sobre o que se passa lá no presente com as pessoas.

    ...

    Espero que não vão estragar os monumentos...

    A este propósito, lembro-me agora do último comandante militar alemão de Paris, antes da sua libertação pelas tropas aliadas, na segunda guerra múndial.
    O general tinha ordens para, em caso de queda de Paris, minar a Torre Eiffel, o Arc de Triomphe, o Louvre, a Notre Dame e outros monumentos, e fazé-los explodir.
    Quando chegou o momento, o general encontrou a sua consciência: não o fez. Preferiu ser destituido de todas as suas honras militares e condenado a morte (embora a revelia).

    ...

    Curiosamente a sua consciência não se fez ouvir antes, quando ele, como comandante militar, dava cobertura à caça aos judeus e as deportações para os campos de extermínio...

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License