<$BlogRSDUrl$>




  • 19.12.03
    Ainda o filme sobre o barbudo

    Embora um pouco atrasado, queria ainda aplaudir ao artigo do José Pacheco Pereira no Público de ontem. Não à infeliz primeira parte, evidentemente, na qual também ele não resiste àquela estúpida desacreditação da genuinidade da alegria dos opositores a guerra sobre a captura de Saddam, mas ao resto, em que aborda a questão da deliberada e rquintada humilhação pública ao que os americanos o submeteram. Esta humihação tem um objectivo político justo (o que não é idéntico com a justificação do próprio filme), que é a demolição do mito Saddam Hussein perante os Iraquianos, para além de outros objectivos politicos menos justos, como os benefícios para a campanha eleitoral de Bush.
    É de facto um caso em que é preciso perguntar-nos, quando nos indignamos, se não servimos, antes de uma boa causa, a nossa decência... (ver o post no QeP do 9.12: A impossibilidade de ser ético e viver éticamente...)
    Mas como JPP, continuo a achar injustificado a exibição do filme: Não há só uma consideração pedagógica em relação aos Iraquianos, mas em relação a todo o mundo. Não está certo humilhar, não podemos ser assim.

    (Já repararam, eu, quem estava e está contra essa guerra, disse nós!)

    Etiquetas:

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License