<$BlogRSDUrl$>




  • 18.11.03
    It's not funny!

    Pedro Lomba explica nos hoje que todos somos culpados, porque todos mentimos: ele próprio, Bush, Saddam, a França, o nosso governo, Hitler, Elvis. - Elvis? Ah, não. Este aparece por outra razão no artigo.

    Diz muitas coisas, entre outras que "Os pacifistas têm a sua culpa. Foram eles que levaram os americanos a esta inconstância argumentativa."

    So far so funny. Mas depois diz coisas que já não têm graça nenhuma:

    "Saddam andava a pedi-las. [...] O fanatismo islâmico precisava de uma sovadela. O Iraque era o melhor paí­s para a experiência."

    Eu já suspeitava que havia quem tinha estes motivos para esta guerra. Quem, na fulanização descontraida da guerra, pensa que o Saddam andava a pedi-las. E que o fanatismo islámico precisava de uma sovada. E que se podia assim matar dois coelhos com uma caçadada. Tem lógica. É como no recreio: Levei uma, não posso bater no gajo certo, bato noutro. Pá. Também sabe bem!

    Agora, que o desastre está a vista, a alguns interessa qualquer argumentação, quão mais inconsistente ela seja, para co-responsabilizar os crí­ticos pela guerra no Iraque.
    Outros, mais inteligentes ou sérios, admitem:
    "É pá. OK. Está mesmo a correr mal. Talvez enganámo-nos. Mas agora não há nenhuma maneira de voltar atrás. Vocês agora têm que estar solidários."
    E os que gritaram "Não em nosso nome!" dizem:
    "Querias!"

    Embora reconhecendo o gozo que dá agora dizer "querias!", que deve ser proporcional à raiva dos que defenderam a intervenção, tenho que dizer: Isto não chega. Porque não estamos no recreio. It's not funny!
    Aos que disseram "não em nosso nome", dos quais fiz parte, embora com voz baixinha, pergunto:
    Onde está um cenário defensável e minimamente exequí­vel como alternativa à permanência das tropas dos EUA no Iraque?


    P.S.: Ainda queria postar - mas já não tenho tempo para ir a procura dela - uma fotografia do tal menino sem pernas e braços, com a legenda:
    "Saddam andava a pedi-las!" (Pedro Lomba)

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License