<$BlogRSDUrl$>




  • 30.11.03
    Grandes Alemães

    Leio hoje no Público que os meus compatriotas acham Adenauer o maior alemão de todos os tempos.
    Nada contra Adenauer, mas envergonha-me a escolha por causa da lista dos vencidos: Martin Luther, Bach, Gutenberg, Goethe, Einstein, Marx.
    Eu acrescentaria ainda uns, que não constam na notícia, como Kant e Beethoven, todos eles, na minha opinião, de colocar a frente do Adenauer...

    Einstein é - aliás - um caso especial: Einstein é Americano. Se não tivesse escolhido, atempadamente, o exílio e mais tarde a nacionalidade americana, teria, como judeu, concluido a sua vida de alemão sem dúvida em Auschwitz.

    E assim é preciso não omitir, antes de que aqueço a minha alma patriótica com aquela lista de ilustres, outro "grande" alemão: Hitler.

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Creative Commons License